Páginas

sexta-feira, 25 de maio de 2012

TRE-RJ recruta mesários voluntários

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro está recrutando pessoas para integrarem o programa "Mesário Voluntário", que visa buscar cidadãos interessados em trabalhar de forma voluntária nas próximas eleições municipais. "Esse programa incentiva a participação no processo eleitoral e esquenta o espírito de cidadania", disse o presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter.

O programa permite que os eleitores em situação regular com a Justiça Eleitoral se inscrevam para prestar serviços no dia do pleito. A ideia é melhorar a qualidade dos serviços das mesas receptoras de votos e estimular o eleitor a participar do processo. Aos interessados em participar, vale lembrar também que a legislação eleitoral garante alguns benefícios a quem trabalhar como mesário: folgas em dobro por dia de convocação e critério de desempate para aprovação e promoção no serviço público.

Para se inscrever, basta acessar o site do TRE-RJ na internet (www.tre-rj.gov.br), clicar no ícone "Mesário Voluntário" e preencher os dados solicitados. Até o dia 8 de agosto, o juiz eleitoral selecionará as pessoas aptas a prestarem o serviço, a partir de critérios estabelecidos pela legislação eleitoral. Os mesários serão nomeados, de preferência, entre os eleitores da própria seção.

Pode ser mesário o eleitor maior de 18 anos que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral e não seja candidato, parente até 2º grau ou cônjuge de candidato, não seja membro de comissão executiva de partido político e não ocupe cargo de confiança no Poder Executivo.

Nenhum comentário: