Páginas

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em Teresópolis funcionam durante simulado


Realizado com sucesso na manhã desta quarta-feira, 16, o simulado para verificar o funcionamento das 20 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme implantado pela Defesa Civil Estadual em 12 comunidades de Teresópolis. Acionadas simultaneamente, durante dois minutos, por sistema remoto através da internet, na sala de operações da Defesa Civil Municipal, na Tijuca, todas as sirenes soaram normalmente, e não precisaram ser ligadas de forma manual. Apenas as sirenes instaladas na Granja Florestal e no Vale da Revolta tiveram o volume ajustado para soarem mais alto.

O teste foi acompanhado por representantes e técnicos da Defesa Civil Municipal e Estadual, da Cruz Vermelha em Teresópolis e por integrantes dos Nudecs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil). Atualmente Teresópolis conta com 17 Nudecs, instalados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil e formados por voluntários treinados para organizar e preparar a comunidade local a dar pronta resposta em caso de desastres.

“Esse teste a partir de agora vai ser periódico, todo dia 10, às 10 horas da manhã, em todos os meses”, explicou o Subsecretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, André de Mello. Ele conferiu o acionamento da sirene instalada na Igreja Nossa Senhora do Rosário, na comunidade do Rosário, considerada área de risco para deslizamentos de terra. De Mello destacou a importância da atuação dos voluntários dos Nudecs. “O Nudec faz parte do sistema de Defesa Civil. Os voluntários se reúnem e participam de palestras, e fazem um trabalho bem integrado com a Secretaria. Eles recebem treinamento da Cruz Vermelha e da Defesa Civil Estadual, estão capacitados e contam com equipamentos, como lanterna e cordas, entre outros, para atuar em caso de desastres naturais”.  

Nenhum comentário: